Validar
 
Entrada arrow Freguesia arrow História

Newsletters






História Imprimir e-mail
23-Abr-2008

Freguesia com importante passado histórico, é hoje uma povoação com 5400 habitantes. Os vestígios da sua remota povoação, levam-nos à presença romana, entre os séculos IV a.C. e II d:C. 

É o caso do marco milenário que recorda a existência da via romana que ligava Lisboa a Braga, assim como a Ponte da Lagoncinha que em tempos era imprescindível para quem do Porto a Braga se dirigia.Lousado surge nas Inquirições de 1220 e nas de 1258.Foi Abadia da Apresentação do Convento de Santo Tirso, com alternativa da Mitra, no Termo de Barcelos.O desenvolvimento da Freguesia irrompeu com a construção do Caminho-de-ferro da linha do Minho, por volta de 1870. Desde então, a produção agrícola e industrial multiplicou-se, foram criados novos lugares, os aglomerados populacionais alargaram-se e todos os sectores económicos se desenvolveram.

A Lousado pertence a maior fábrica de pneus do país “Mabor Continental.”Lousado cresceu e tornou-se numa grande freguesia do Concelho de Vila Nova de Famalicão.Do seu Património cultural e edificado ganham relevo o Museu Ferroviário, a Ponte da Lagoncinha, Igreja Matriz, Capela Sagrado Coração de Maria e Senhora da Boa Hora, Capela de S. Lourenço, Alminhas.

Fonte: Guia Vila Nova Famalicão