Validar
 
Entrada arrow Freguesia arrow Associativismo arrow Mundos de Vida
Mundos de Vida Imprimir e-mail
11-Jul-2008

 

 

A Mundos de Vida, Associação para a Educação e Solidariedade, é uma instituição privada de solidariedade social, sem fins lucrativos, fundada a 29 de Junho de 1984, então, com a denominação de Centro Social de Lousado. No ano do seu vigésimo aniversário, em 2004, a associação adoptou o seu nome actual, que acentua uma identidade própria e é mais condicente com o universo das suas actividades, centradas nas áreas da educação, acção social e da saúde.

A instituição, com mais de mil associados, tem a sua sede em Lousado mas desenvolve as suas actividades por uma área de influência que crescentemente se estende pelos concelhos de Famalicão, Santo Tirso e da Trofa. A sua primeira valência foi a de ATL, instalada num antigo palacete da Quinta da Serra. Em 1988, abre o seu primeiro edifício construído de raiz, a creche e jardim-de-infância que viria a beneficiar de obras de ampliação e modernização. Hoje, o conjunto recebe o nome de Casa da Criança que atende diariamente 300 meninos e meninas.

Um segundo edifício, denominado Casa-Mãe, é concluído em 1999, onde fica instalada a Casa Maior (residência para idosos), com serviços de centro de dia e de apoio domiciliário, e a Casa das Andorinhas (centro temporário de crianças em risco). A instituição conclui a adaptação de um edifício autónomo a que dá o nome de Centro de Serviços, onde vem a localizar as suas actividades orientadas para a família e a comunidade. Em 2005, por forma a melhorar a eficácia dos recursos residenciais para crianças e jovens, abre a Casa do Alto. O centro de protecção à infância fica completado, durante este ano, com novos serviços de preservação e reunificação e de acolhimento familiar. A par destas respostas sociais, a Mundos de Vida teve sempre um papel activo na comunidade, participando empenhadamente em programas e projectos de inserção social, quer nacionais, quer internacionais.

Hoje, a Mundos de Vida, com um volume anual de actividades acima do milhão e meio de euros, conta com setenta colaboradores, entre os quais cerca de 20 técnicos superiores, no conjunto, responsáveis pelo desenvolvimento de boas práticas e de novos modelos de intervenção e de atenção às crianças, às pessoas idosas e às suas famílias.

Actualmente, a associação possui vários serviços orientados para os vários ciclos da vida das famílias da sua área de influência, agrupados em seis áreas: centro de educação da infância, centro de protecção à infância, centro integral para a 3ª idade, centro da família e da inserção social, centro do conhecimento e da formação e centro da saúde e de bem-estar.