Validar
 
Entrada arrow Notícias arrow Últimas arrow Tarifa Social de eletricidade e de gás natural
Tarifa Social de eletricidade e de gás natural Imprimir e-mail
08-Mar-2019

As famílias portuguesas que se encontrem com dificuldades económicas, passaram a ter direito um desconto concedido pelo estado, e que consiste na tarifa social na eletricidade. Este desconto é aplicado de forma automática na fatura, e pelas comercializadoras de eletricidade e de gás natural, sem que tenha de ser previamente solicitado pelos consumidores.

Assim, e de acordo com o despacho n.º 9081-C/2017, os consumidores com mais dificuldades, passam a obter um desconto de 33,8% sobre a eletricidade e de 31,2% sobre o gás natural. A aplicação da tarifa social requer alguns requisitos, e para tal, contará para essa atribuição os apoios concedidos (RSI, abonos e pensões, por ex.) pela segurança social e/ou ainda os rendimentos anuais auferidos por cada agregado familiar. Além disto, devem ser titulares do contrato e ter uma potência eléctrica contratada não superior a 6,9 kwh, e no caso do gás o escalão deverá ser no máximo o 2.

Esta em fase de teste, um projeto com 10 municipios, para que o gas de botija passe também a incluir a tarifa social.

Os consumidores que não verifiquem o desconto, e tenham conhecimento que têm direito, devem contactar com a empresa que lhe presta o serviço e solicitar a ativação do mesmo, de forma presencial ou telefone.

 

Tarifa social na eletricidade: https://lojaluz.com/gestoes/tarifa-social
Comercializadoras de eletricidade: https://comparador.selectra.pt/

 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >